logo-ibt

logo-terapiabioprogressiva2

Por definição :

Torque é a manobra que consiste em torcer o arco sobre si próprio.

O torque é o deslocamento do ápice radicular produzido pelo movimento de torção.

Os torques podem ser voluntario ou involuntário, vestibular, lingual, neutro, passivo, ativo, resistente, continuo e progressivo.

Tomando o plano horizontal como referência, torque vestibular : é quando o fio apresenta uma torção em direção vestibular.

Paulo Thomé e Vasconcelos

A Terapia Bioprogressiva foi criada por Ricketts em 1962, considerada mais que uma técnica é uma filosofia embasada em princípios que se tornaram verdades a luz da ciência. Com uma analise cefalometrica baseada no estudo completo de milhares de casos, cercado por uma equipe de pesquisadores e estatísticos, permite que o paciente seja avaliado e controlado ao longo de todo o tratamento: função respiratória, relação côndilo-fossa, e estado nutricional de seu corpo – SUPERVISÃO TOTAL.

1. “Compromise” na Convexidade (Compromise = aceitação de situação não ideal, porém de acordo com as limitações impostas pelo caso). Em função de discrepância dentária, o ponto A poderá ser colocado mais adiante. Para cada 1 mm a mais na convexidade, o Plano A – PO será situado 0,5 mm mais para frente, aumentando em 1 mm o comprimento do arco.

A Terapia Bioprogressiva foi criada por Robert M. ricketts em 1962 e introduzida na Europa por Cal F. Gugino em 1966.

No Brasil, a Terapia Bioprogressiva surgiu em 1974 através de Eros Petrelli.

Além da particularidade de ser a caçula das técnicas ortodônticas, a Terapia Bioprogressiva utiliza-se de forças leves e de arcos construídos com fios quadrados ( Elgiloy Azul .016 x .016 e .016 x .022) segmentados.

" A TERAPIA BIOPROGRESSIVA DE RICKETTS - UMA FILOSOFIA EM EVOLUÇÃO"

Muito mais do que uma simples Técnica, a Terapia de RICKETTS constitui-se em uma ampla e completa Filosofia de Tratamento Ortodôntico. Sente-se no direito de assim definir-se por procurar compreender e encarar o paciente como "UM TODO" e não apenas os seus dentes. Nesta abordagem global busca-se respostas a três perguntas: